O GRUPO



“Um passo de cada vez, disposto a escutar, quem não senta para aprender, não fica em pé para ensinar” (Função Original)


Rap, samba e pagode: a musicalidade do grupo Função Original

Voz, violão, samba, pagode, ritmo e muita poesia. Sim, esse é o rap do Função Original, grupo da cidade de Campinas, que, como o próprio nome diz, preza pela originalidade.
Nesse aspecto, não peca no que se propõe e ao anunciar o segundo disco, que está em processo de gravação com o produtor Dj Duh do projeto Groovearts.
Distantes da batida seca, Leo e Renan priorizam a harmonia, os poucos samplers e as produções singulares, que fazem a diferença do grupo, que com quase cinco anos de existência já acumula passagens por várias cidades, shows, um videoclipe, a premiação de melhor grupo de rap de 2008, dada pela Casa do Hip-Hop de Campinas e um fã-clube oficial.
A música de trabalho “É né”, lançada em 2011 tem sido o carro chefe do grupo por conta da afinidade com o samba e a inovação de estilo.
O jogo recomeça, a vida não”, é uma canção que compara a vida de um garoto com um jogo de futebol e é indispensável ao show do Função Original, por ter sido baseada na vida dos integrantes, passando pelo primeiro e segundo tempo, bem como o intervalo  e termina na prorrogação, mostrando que no futebol isso é comum, mas que na vida nem sempre há uma segunda chance.
O single “Mina de Responsa” tem um refrão qu marca o trabalho e dá o charme ao rap, carregado de poesia, amor e melodia. Utilizando o violão como um instrumento a mais, o beat é alvo de vários elogios ao grupo.
A promessa do novo álbum é um trabalho completo e maduro.


Trajetória

Apadrinhado pelo Conceito Real, o Função Original está na cena desde 2007, no entanto, sempre alcançou um público que não se limita ao rap.
Para o grupo, 2008 foi um ano de conquistas, iniciado com o lançamento do primeiro disco “A Paz é Nós Quem Faz”, que chegou às ruas com 10 faixas, também produzidas pela M.L.K. Records.
Com o destaque da canção “Por que os bons se vão”, que virou videoclipe, o Função Original se consagrou na região.

Integrantes

Renan
Renan tem 21 anos e também é músico desde os 16 anos. Trabalha como arte-educador pela ONG Cedap e ministra oficinas dentro das unidades da Fundação Casa em toda região metropolitana de Campinas, levando o hip-hop aos menores que cumprem medidas sócio-educativas. Com o Função Original, além da parte musical, atua também na comunidade Vila Costa e Silva, em eventos beneficentes.






Leo
Leo tem 21 anos, é músico desde os 16 anos, se aproximando sempre do samba  e do rap. Já trabalhou como redutor de danos no CAPS/ AD. Atualmente dedica-se as atividades do grupo Função Original, ministra oficinas na Fundação Casa, escolas, ONGs  instituições e atua em eventos beneficentes. 











Ações

- Prêmio como grupo revelação pela Casa do Hip-Hop de Campinas (2008)

- Oficina de hip-hop no XIV Encontro Nacional de Adolescentes (ENA)  em Santa Bárbara D´Oeste - SP (2009)

- Abertura do show do Teatro Mágico na Cooperativa Brasil em Campinas – SP (2008)

- Shows e participações com ícones do samba como Cleverson Luiz, Presença, Um só Ideal, Mattriz, Opção a +, Tá de Onda, Rapha Nestares e Sentimento Verdadeiro.

- Shows e participações com ícones do rap como Conceito Real, Ments, Nego Marx, Helião (RZO), Ice Blue (Racionais), Inquérito, DBS e a Quadrilha, A Família, KL Jay, Sistema Negro e Actitud María Marta (Argentina)


SHOW  “Movidos pela Música” 




O show Movidos pela Música leva ao palco o carisma do grupo Função Original, que apresenta o samba rap de maneira inovadora.
Com banda e Dj, o grupo compartilha as composições feitas durante os cinco anos de carreira  e embalam o público ao som de sucessos como “É né”     , “Mina de Responsa” “O jogo recomeça e a vida não”. 



DISCOGRAFIA


      A paz é nós quem faz (2008)                                  



Coletânea MLK (2010)




              Conceito Real (2010)



                                                       
                                                            Coletânea MLK (2008)



Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More