quarta-feira, 18 de abril de 2012

Função Original participa de festival de música de unidades da Fundação Casa em Atibaia-SP


Eliminatória em Atibaia selecionou quatro composições de jovens internados em Campinas, Mogi Mirim, Jacareí e São José dos Campos

FESTIVAL_DE_MSICA_ATIBAIA_160412_EL_62_WEB
FESTIVAL_DE_MSICA_ATIBAIA_160412_EL_77_WEB
Na primeira eliminatória regional do Festival de Música 2012, da Fundação CASA, classificaram-se quatro canções compostas por sete adolescentes internados nos CASAs Campinas, Laranjeiras – de Mogi Mirim -, Jacareí e Tamoios, de São José dos Campos. A etapa aconteceu no Centro de Convenções Victor Brecheret, em Atibaia, no interior paulista.

Mensagens de paz, união, respeito, amor e perseverança, em ritmos de funk, rap e música popular brasileira, predominaram durante essa etapa regional realizada nesta segunda-feira (16 de abril). O tema deste ano é “A CASA canta a paz”. Os classificados seguem para a final, que ocorre em São Paulo, dia 8 de maio, no Centro Educacional Unificado (CEU) Butantã. Veja a relação das músicas e grupos abaixo.

No evento desta segunda-feira, foram sete apresentações executadas com esforço e empolgação por 18 adolescentes. Ainda concorreram os CASAs Sorocaba II, Jequitibá e Maestro Carlos Gomes, as duas últimas de Campinas. Os centros socioeducativos pertencem às divisões regionais Metropolitana (DRM-I), Metropolitana Campinas (DRMC) e Vale do Paraíba (DRVP).

As outras três eliminatórias acontecem ainda em abril, nas cidades de Botucatu (17), Sertãozinho (19) e São Paulo (24), quando se reunião os inscritos das outras oito divisões regionais da Fundação CASA: Oeste, Sudoeste, Norte, Metropolitana Leste 1 (DRM-II), Metropolitana Leste 2 (DRM-III), Metropolitana Oeste (DRM-IV), Metropolitana Norte (DRM-V) e Litoral.

“Na hora de cantar deu frio na barriga”, comentou o jovem Lincoln (nome fictício), de 19 anos, do CASA Campinas, classificado com a canção Guerra + Guerra = Revolução da Paz. A canção foi parcialmente composta durante as oficinas de música no centro socioeducativo.

Sua música fala sobre os reais valores da vida, da paz e do amor que deveriam predominar no mundo, no lugar das guerras. “Se pararmos para olhar a história, só há guerra; deveríamos gostar sem discriminar”, afirmou o jovem.

“É muito louco e forte o poder que a música tem na vida de crianças e adolescentes”, destacou o rapper Léo, do grupo Função Original, de Campinas, que foi mestre de cerimônia do evento.

Ao lado parceiro Renan, ministra oficinas de música nos centros socioeducativos de Campinas – Campinas, Maestro Carlos Gomes, Jequitibá e Amazonas. Eles atuam pelo Centro de Educação e Assessoria Popular (Cedap), organização parceira da CASA na execução das oficinas musicais.

“O Festival é fruto do trabalho em equipe, incluindo os profissionais dos centros socioeducativos, que possibilitam o espaço criativo para os adolescentes”, lembrou a gerente de Arte e Cultura da CASA, Carmen de Carvalho.

As canções foram escolhidas por um júri composto por cinco profissionais da área da música, vinculados ao Cedap e ao Projeto Guri, além de um representante do Centro de Convenções Victor Brecheret.

Após a apresentação dos grupos das unidades, o show ficou por conta do grupo Função Original com participação de MGL (Zero19) e Shimo (Estopim da fiél) que deram ainda mais brilho para este importante momento.

Histórico do Festival
FESTIVAL_DE_MSICA_ATIBAIA_160412_EL_63_WEBTrata-se da segunda edição do evento da Fundação CASA, que reúne diversos gêneros musicais e é realizada com todos os parceiros da Fundação CASA nas oficinas de música e instrumentos.

São eles: o Projeto Guri; o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec); o Cedap; a Ação Educativa; e o Grupo de Amparo ao Doente de Aids (Gada).

A edição de 2012 teve 78 músicas inscritas por 50 centros socioeducativos. Em 2011, a canção vencedora foi Rancho da Colombina, interpretada e composta por nove adolescentes do CASA Chiquinha Gonzaga, centro socioeducativo feminino localizado na capital paulista.


Fonte: ASSESSORIA FUNDAÇÃO CASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More