segunda-feira, 18 de maio de 2009

18 de maio - Dia nacional de combate ao abuso e á exploração sexual infanto-juvenil

Hoje é o dia nacional de combate ao abuso e á exploração sexual de crianças e adolescentes, você sabia ? É uma data de extrema importância, mas que poucos sabem ou lembram, ou fazem algo para mudar o quadro ocorrente em nosso país !

A data foi instituída pela lei federal 9970/00 em alusão a um dos mais hediondos crimes ocorridos no País, a morte da garota de 8 anos ARACELI CABRERA CRESPO. Em 1973, nesse dia, em Vitória/ES, Araceli foi raptada, drogada e estuprada por rapazes da classe média dessa cidade. Apesar de hediondo, o crime ficou impune, devido á influência das famílias dos acusados.


















VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: O que é ?

É a situação em que a criança e/ ou adolescente é usado no prazer sexual de uma pessoa mais velha, ou seja, é qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não, que uma pessoa mais velha tenha contra uma menina ou menino.

NO BRASIL

No Brasil, a violência sexual contra crianças e adolescentes teve sua expressão política na década de 90, quando este fenômeno foi incluído na agenda da sociedade civil como questão relacionada à luta nacional e internacional pelos direitos humanos de crianças e adolescentes, preconizados na Constituição Federal, no Estatuto da Crinaça e Adolescente e na Convenção dos Direitos da Criança.

FORMAS DE ABUSO:

O abuso pode se expressar de diversar formas. Um deles é o abuso sexual sem contato físico, que são praticas que não envolvem contato físicos, como por exemplo: o assédio sexual, o abuso sexual verbal, telefonemas obscenos, o exibicionismo e o voyeurismo. Tem também, o abuso sexual com contato físico, que são os atos de físico-genitais que incluem carícias nos orgãos genitais, tentativas de relações sexuais, masturbação, sexo oral, penetração genital e anal, e podem ser tipificados em: o atentado violento ao pudor, o estupro, a corrupção, sedução, incesto e pedofilia.

CAUSAS DO ABUSO SEXUAL:

- Famílias com forte desigualdade de poder entre pai e mãe;
- Modelo feminino desvalorizado;
- Uso de drogas e álcool;
- Relação de poder geracional (idade) baseada na subordinação;
- Desequilíbrio ou transtorno psíquico dos abusadores.

QUEM SÃO OS ABUSADORES:

- Geralmente o abusador é alguém muito próximo da criança, alguém que ela conhece e confia.
As vezes o abuso é cometido por um adolescente mais velho, mas quase sempre o abusador é membro da FAMÍLIA, como pai, avô, tio, padastro, primo ou vizinho, e até mesmo mulheres mais velhas.




















QUEM SÃO AS VÍTIMAS DO ABUSO SEXUAL:

- São crianças e adolescentes de ambos os sexos, porém as meninas ainda são as maiores vítimas.
[Segundo dados internacionais, a cada 4 meninas, uma será vítima de abuso sexual]

COMO IDENTIFICAR OS ABUSOS:

É possível identificar que a criança ou adolescente sofre o abuso, normalmente, elas apresentam alguns "sintomas" como por exemplo: transtorno de sono, isolamento social, falta de confiança em adultos, baixo rendimento escolar, hiperexcitação sexual, lesão ou dor genital, perda de apetite, obesidade ou mudança de hábito alimentar, aversão a contato físico, comportamento auto-destrutivo e outros.


















AS CONSEQUÊNCIAS DO ABUSO SEXUAL:


São várias as consequências, mas citarei apenas algumas, como por exemplo: Doenças sexualmente transmissíveis, desconfiança no adulto, uso de álcool e drogas, baixa estima, comportamento rebelde, ausência escolar frequente, idéias e tentativas de suicídio, gravidez precoce e outros.

EXPLORAÇÃO SEXUAL COMERCIAL: O que é ?

A exploração sexual comercial de crianças e adolescentes é caracterizada pela relação sexual de uma criança ou adolescente com adultos, mediada pelo dinheiro ou pela troca de favores. Algumas formas de manifestação são: a pornografia, troca sexual, trabalho sexual infanto-juvenil autônomo, trabalho infanto-juvenil agenciado, turismo sexual orientado para exploração sexual e o tráfico para fins de exploração sexual.

QUEM SÃO OS EXPLORADORES:

A exploração sexual envolve outros autores, pois se trata de crime organizado, então são eles: Agentes de prostituição, do tráfico de drogas, ajudado por taxistas, proprietários de hotéis, pensões e boates, policias e autoridades corruptas, em especial em áreas portuárias e de garimpo; agências de viagens, turismo, de modelo e de emprego que realizam falsas promessas de trabalho, que levam meninas inclusive para o exterior, realizando o tráfico sexual.

Este tema é um tema muito amplo, e tem que ser discutido e cuidado com muita cautela, afinal, são nossas crianças e adolescentes que passam por isso !
Coloquei as partes mais importantes e faladas sobre este tema, mas caso tenha interesse, você pode se aprofundar um pouca mais no assunto, como por exemplo as palavras que destaquei, cada uma tem seu significado e importância, basta aprofundar um pouco mais para identifica-las!

Bom, a intenção deste postagem, foi de passar um pouco para todos o que é isso, como pode acontecer, o que acontece se acontecer e etc. Mas e agora ? Depois de tanta informação, o que podemos fazer caso saiba de algum tipo de exploração sexual contra crianças e adolescentes? É bem simples, basta DENUNCIAR !

Todas as pessoas que desconfiem ou saibam que um menino ou uma menina esteja sendo abusado (a) têm o dever de ajudá-lo (a) a sair dessa situação. Por essa razão, DENUNCIAR é um meio de Combater e de Proteger! Você pode encaminhar sua denúncia aos orgãos competentes de 4 maneiras: por telefone, por escrito, por meio de visita a um orgão competente ou de solicitação de atendimento na própria escola.

LIGUE 100 - esse número é o Disque Denúncia, sob responsabilidade da Secretária Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

CALAR-SE É PERMITIR
DENUNCIAR É PROTEGER




















Que essa data de hoje, sejá usada para reflexão sobre o assunto, e que se torne um tema ao qual você se lembre todos os dias, denuncie, e ajude a proteger nossas crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More