sábado, 17 de janeiro de 2009

GRANDES LÍDERES

Vou postar agora, alguns dos grandes líderes que marcaram época, que fizeram a diferença e que nos da a inspiração do dia-a-dia: São vários, mas para nós, alguns merecem um destaque especial, entre esses estão:MAHATMA GANDHI, MARTIN LUTHER KING e MALCOLM X.

Mahatma Gandhi:

Mohandas K. Gandhi, nasceu em 1869, filho de hindus, no estado do Guzerate, no oeste da Índia. Aos 13 anos, uniu-se a Kasturba Makanji, de mesma iddade, num casamento arranjado. Mais tarde a família o enviou a Londres para estudar Direito e, em 1891, ele se tornou advogado. Na África do Sul, Gandhi foi incansável na luta pelos direitos dos imifrantes indianos. Foi lá que desenvolveu sua doutrina de resistência pacífica contra a injustiça - a satyagraha, ou "o caminho da verdade" - e que muitas vezes esteve preso por causa dos protestos que liderou. Na Índia, logo passou a liderar a longa batalha com a Grã-Bretanha pela independência. Quando seus compatriotas muçulmanos ou hindus cometiam atos de violência - entre si ou contra os ingleses que governavam a Índia - , Gandhi jejuava até o conflito cessar. A independência , que chegou em 1947 não foi uma vitória militar, mas um triunfo da vontade humana. Para o desespero de Gandhi, o país foi dividido em Índia hindu e Paquistão muçulmano. Ele passou seus últimos meses empenhado em extinguir a terrível violência que se seguiu, para isso jejuou ate quse a morte, um ato que finalmente, pôs fim aos conflitos. Em janeiro de 1948, aos 78 anos, Gandhi foi assasinado a tiros por um hindu no momento em que passava por um jardim apinhado de gente, em Nova Délhi, para fazer as preces vespertinas.

"Tudo está bem com você, mesmo quando todas as coisas ao redor parecem dar errado, se você está em paz consigo mesmo. Por outro lado, nada está bem com você, embora tudo externamente pareça estar, quando não há essa paz"

(Texto tirado do livro: A sabedoria de Gandhi)

Martin Luther King:

Martin Luther King nasceu em 15 de janeiro de 1929 em Atlanta na Georgia, filho primogênito de uma família de negros norte-americanos de classe média. Seu pai era pastor batista e sua mãe era professora. Com 19 anos de idade Luther King se tornou pastor batista e mais tarde se formou teólogo no Seminário de Crozer. Também fez pós-graduação na universidade de Boston, onde conheceu Coretta Scott, uma estudante de música com quem se casou. Em seus estudos se dedicou aos temas de filosofia de protesto não violento, inspirando-se nas idéias do indu Mohandas K. Gandhi.
Em 1954 tornou-se pastor da igreja batista de Montgomery, Alabama. Em 1955, houve um boicote ao transporte da cidade como forma de protesto a um ato discriminatório a uma passageira negra, Luther King como presidente da Associação de Melhoramento de Montgomery, organizou o movimento, que durou um ano, King teve sua casa bombardeada. Foi assim que ele iniciou a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.
Em 1957 Luther King ajuda a fundar a Conferência da Liderança Cristã no Sul (SCLC), uma organização de igrejas e sacerdotes negros. King tornou-se o líder da organização, que tinha como objetivo acabar com as leis de segregação por meio de manifestações e boicotes pacíficos. Vai a Índia em 1959 estudar mais sobre as formas de protesto pacífico de Gandhi. No início da década de 1960, King liderou uma série de protestos em diversas idades norte-americanas. Ele organizou manifestações para protestar contra a segregação racial em hotéis, restaurantes e outros lugares públicos. Durante uma manifestação, King foi preso, tendo sido acusado de causar desordem pública. Em 1963 liderou um movimento massivo, "A Marcha para Washington", pelos direitos civis no Alabama, organizando campanhas por eleitores negros, foi um protesto que contou com a participação de mais de 200.000 pessoas que se manifestaram em prol dos direitos civis de todos os cidadãos dos Estados Unidos. A não-violência tornou-se sua maneira de demonstrar resistência. Foi novamente preso diversas vezes. Neste mesmo ano liderou a histórica passeata em Washington onde proferiu seu famoso discurso "I have a dream" ("Eu tenho um sonho"). Em 1964 foi premiado com o Nobel da Paz. Os movimentos continuaram, em 1965 ele liderou uma nova marcha. Uma das conseqüências dessa marcha foi a aprovação da Lei dos Direitos de Voto de 1965 que abolia o uso de exames que visavam impedir a população negra de votar. Em 1967 King uniu-se ao Movimento pela Paz no Vietnam, o que causou um impacto negativo entre os negros. Outros líderes negros não concordaram com esta mudança de prioridades dos direitos civis para o movimento pela paz.
Em 4 de abril de 1968 King foi baleado e morto em Memphis, Tenessee, por um branco que foi preso e condenado a 99 anos de prisão. Em 1983, a terceira segunda-feira do mês de janeiro foi decretada feriado nacional em homenagem ao aniversário de Martin Luther King Jr.'s.

"Forte é aquele que levanta em meio a oposição e não revida com violência"

(Texto tirado do site: Clique aqui)

Malcolm x:

Foi um dos mais importantes militantes americanos na luta contra o racismo nas décadas de 50 e 60. Nascido na cidade de Omaha, em 1925, o pequeno Malcolm Little teve uma infância trágica: perdeu o pai assassinado e viu sua casa ser incendiada pelo grupo racista branco Ku Klux Klan. Na adolescência, passou por várias casas de custódia e foi parar na cadeia. Em 1946, enquanto cumpria pena por roubo, converteu-se ao islamismo e aderiu à Nação do Islã, uma seita defensora do conceito de superioridade negra. Seguindo um dos preceitos da entidade, que negava os sobrenomes adotados pela população negra americana e os denunciava como resquícios da escravidão, o militante assumiu o nome de Malcolm-X. Começava aí sua ação política: praticando rigorosos padrões religiosos, ele iniciou uma série de viagens pelos Estados Unidos, fundando mesquitas e fazendo palestras. Sua estratégia radical se opunha ao movimento pelos direitos civis dos negros, liderado por militantes moderados, como o pastor batista Martin Luther King. Na verdade, Malcolm recusava a igualdade racial e a integração à sociedade branca, defendendo o separatismo dos negros e afirmando que a violência era um recurso aceitável para a autoproteção. Suas idéias e seu talento de orador reuniram um grande número de seguidores para a Nação do Islã. Entretanto, em março de 1964, Malcolm desentendeu-se com outros líderes da seita e abandonou o grupo. Pouco depois, formou seu próprio movimento religioso e embarcou para uma peregrinação à cidade de Meca, na Arábia Saudita. O retorno aos Estados Unidos marcou uma virada ideológica: após a viagem, o militante anunciou idéias mais brandas quanto ao separatismo negro, admitindo a possibilidade de convivência com a sociedade branca. As novas posições acirraram a tensão com antigos seguidores e, em 21 de fevereiro de 1965, Malcolm-X acabou assassinado por integrantes do próprio movimento negro, durante um comício em Nova York.

Você só vai conseguir a sua liberdade se deixar o seu inimigo saber que você não está fazendo nada para conquistá-lá. Esta é a única maneira de conseguir a liberdade”.

(Texo tirado do site: Clique aqui)

Esses líderes fizeram a diferença de verdade, e até hoje são lembrados por muita gente no mundo todo, nós do Função Original, colocamos Mahatma Gandhi na capa do nosso 1ºdisco, em homenagem a esse grande líder, e também pelo motivo de seguirmos a ideologia e os pensamentos, deste que pode ser chamado por nós de grande mestre ! E pra quem não sabe, a Familia M.L.K. a qual fazemos parte, o M.L.K. significa (Martin Luther King). Muitos e muitos outros líderes existem, e também fizeram a diferença, mas para nós esses 3 merecem de verdade o destaque!
"A paz é nós quem faz"

4 comentários:

  1. Olá! muito bom! são realmente tres homens que fizeram a diferença neste mundo doente. Mas, acho que faltou um... voçes podem até não concordar, mas ele também foi lider, e também lutou pelas mesmas causas, e também ,é claro, foi Assassinado. estou falando de Jesus Cristo, as vezes quando falamos nele para coisa de Religião, mas olhem bem, parem um pouco e pensem, será que realmente você conhece a história de Jesus Cristo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO ESTAMOS AQUI FALANDO DE RELIGIÃO, ESTAMOS COMENTANDO SOBRE LIDERANÇAS NEGRAS QUE FORAM ASSASSINADAS, INDEPENDENTE DE SUA RELIGIÃO OU NÃO, MAS JÁ QUE MENCIONOU CRISTO, EU VOU TE DIZER ALGO QUE TALVEZ NÃO SAIBA, JESUS VEIO PARA SALVAR OS JUDEUS E NÃO A TODOS, E ESTUDE UM POUCO SOBRE A COLONIZAÇÃO AMERICANA E VERÁS QUE OS CRISTÃOS IMPLANTARAM UM REGIME ESCRAVOCRATA DE QUASE QUATRO SÉCULOS NESTE RINCÃO E SÃO OS RESPONSÁVEIS PELO GENOCÍDIO DO NATIVO AMERICANO, ISTO É HISTÓRIA, E ATÉ OS DIAS ATUAIS NEGAM A IGUALDADE AOS NEGROS EM TODA A AMÉRICA. COMO NO LIVRO A REVOLUÇÃO DOS BICHOS TEMOS A FRASE: "TODOS ANIMAIS SÃO IGUAIS, MAS, ALGUNS SÃO MAIS IGUAIS QUE OS OUTROS" ASSIM AGEM OS DONOS DO PODER NA AMÉRICA, "TODOS OS HOMENS SÃO IGUAIS, MAS, ALGUNS SÃO MAIS IGUAIS QUE OS OUTROS" ENTENDA O DIZER IGUAIS COMO QUE DIGNO DE TER MAIS DIREITOS QUE OS OUTROS E SALVE A ETERNA HIPOCRISIA HUMANA.

      Excluir
    2. seu filho da puta desgraçado te como se6u6 6vi66ad6oo666

      Excluir
  2. Olá! muito bom! são realmente tres homens que fizeram a diferença neste mundo doente. Mas, acho que faltou um... voçes podem até não concordar, mas ele também foi lider, e também lutou pelas mesmas causas, e também ,é claro, foi Assassinado. estou falando de Jesus Cristo, as vezes quando falamos nele PARA coisa de Religião, mas olhem bem, parem um pouco e pensem, será que realmente você conhece a história de Jesus Cristo???

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More